PROJETO FOLCLORE
APRESENTAÇÃO
Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura.
Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, etc. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo.
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto, um portador de Folclore
Você sabia que...
... A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams JonhThoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.
Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.
JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitarei para trabalhar com meus alunos brincadeiras, jogos, cantigas e brinquedos da cultura popular brasileira e regional, comentar sobre as festas populares e as comemorações. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
OBJETIVOS
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade. Assim como reconhecer a importância cultural do folclore
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno. Os alunos além de participar dos jogos, brincadeiras e cantigas de roda na Educação Física, contarão com a experiência da construção de um brinquedo popular especifico para sua idade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Diariamente é trabalhado conteúdo do Folclore, principalmente regional em minhas aulas de Educação Física, esse conteúdo se resume em jogos, brincadeiras e cantigas. Atividades como:pega-pega,queimada,telefone sem fio,esconde-esconde,peteca,corda,pião,bola de gude, amarelinha,pular sela,cantigas.
Esse período de duas semanas que irei utilizar e distribuir as atividades da seguinte forma:
1ª Semana:
Nessa primeira semana contarei com meus planos de aula distribuídos da seguinte forma:
1ºano: alongamento, esconde-esconde e cantiga (laranja baiana...)
2º e 3 º ano: alongamento,esconde-esconde e queimada para as turmas de mais idade.
4º ano e 4ª série: alongamento, esconde-esconde e queimada simples regional.
2ª Semana:
Nessa etapa construirei como os alunos os brinquedos folclóricos. Os alunos menores farão o brinquedo para fazer bolinha de sabão. Utilizaremos os seguintes materiais:
-copinho descartável de café.
-argolinhas (lacre) de garrafa Pet.
-palito de madeira (palito de sorvete).
-cola (cola quente)
-detergente.
-água.
Os alunos maiores construirão com a ajuda da professora, “pipas” ou “papagaio” e sua “rabiola”. Os quais serão utilizados em um dia determinado para um torneio o qual irá destacar a confecção dos alunos. Com premiações para os “pipas”: maiores, menores, mais criativos e outras categorias.
AVALIAÇÃO
Será através do interesse e participação das crianças. E será registrado através da confecção do brinquedo e de um registro feito pelos alunos já alfabetizados .
Professora : Sabrina Cláudio de Souza